
Já o Novo Banco conseguiu aumentar o lucro em 17%, para 435 milhões, porque há um ano lidava com um encargo de 30 milhões, relativo à mudança de sede.
À exceção do BCP, todos os bancos deste grupo perderam margem financeira, ou seja, a descida das taxas pelo Banco Central Europeu fez com que ganhassem menos juros em cada operação.
As receitas com juros desceram 5% até junho, para 4,4 mil milhões de euros. Contas feitas, perderam 350 milhões em juros, face ao período homólogo.
Mais receitas em comissões
Todos aumentaram as receitas com comissões, à exceção do BPI, que arrecadou menos 11%. No total, esta receita subiu mais de 2% em comparação com o ano passado, para 1.278 milhões de euros.
Nos resultados semestrais destaca-se o crédito, sobretudo para habitação jovem, que disparou com a garantia pública.
O CEO do BPI admite mesmo esgotar em breve a quota disponibilizada pelo Estado para a garantia pública e João Pedro Oliveira e Costa não fecha a porta a um pedido de reforço. “Se o Estado mostrar essa disponibilidade, sim, vamos pedir”, diz.
O crédito à habitação aumentou nos primeiros seis meses quase 8%, para 97,5 mil milhões de euros.
Até os depósitos aumentaram, apesar dos juros pagos pela banca continuarem em queda. As famílias têm agora 233 mil milhões depositados nestes bancos, são mais 5% face ao primeiro semestre de 2024.
Deixe um comentário