//Maioria das empresas de energia disponibiliza “informação adequada” na Internet

Maioria das empresas de energia disponibiliza “informação adequada” na Internet

A “quase totalidade” dos comercializadores de energia tem página na Internet e a “maioria” disponibiliza “informação adequada” sobre as ofertas disponíveis aos clientes, informou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

“A quase totalidade dos agentes têm página de Internet e uma maioria de agentes disponibiliza informação adequada sobre ofertas disponíveis aos clientes, incluindo as condições para acesso à tarifa social, acesso ao livro de reclamações eletrónico e monitorizações de pressão e características do gás”, refere o regulador num comunicado divulgado na sequência de uma ação de inspeção realizada na passada sexta-feira.

Ainda assim, refere a ERSE, “verificou-se que a maioria dos agentes necessita de melhorar a informação nas áreas de ligações às redes, procedimentos de atendimento a clientes ou utilizadores de redes e disponibilização dos relatórios de qualidade de serviço”.

Denominada “Sweep Day”, a ação de inspeção abrangeu a fiscalização a 72 agentes do setor energético (eletricidade e gás) e foi “a primeira vez que a ERSE realizou uma ação de verificação desta natureza a um número elevado de entidades em simultâneo”.

Segundo o regulador, “foram verificados numerosos requisitos legais e regulamentares, nomeadamente o Regulamento das Relações Comerciais e o Regulamento da Qualidade de Serviço, regulamentos estes que já são comuns aos setores elétrico e do gás”.

Cada um dos visados na ação de fiscalização será agora ouvido pela ERSE, que analisará as oportunidades de melhoria regulamentar, bem como as eventuais práticas contraordenacionais.