//Ministério do Mar confirma interesse americano no Porto de Sines

Ministério do Mar confirma interesse americano no Porto de Sines

O Ministério do Mar confirma interesse norte-americano na concessão do futuro terminal Vasco da Gama, no Porto de Sines, cujas condições foram já publicadas e que prevê um investimento de 642 milhões de euros.

A informação é avançada este sábado pelo jornal Público (acesso pago), com o gabinete de Ana Paula Vitorino a dar conta de “uma constante interação entre o Ministério do Mar e o embaixador dos EUA em Lisboa”, além de várias visitas a Sines por parte de “empresários e entidades norte-americanas”.

O concurso público para o novo terminal deverá contar com interesse também de operadores portuários chineses que, ao longo dos últimos anos, têm realizado várias visitas a Sines e que se têm também reunido com a atual ministra do Mar. Designadamente, a Cosco, já com operações europeias em Espanha e na Grécia.

Segundo o Público, o interesse dos Estados Unidos foi inscrito nas atas da última reunião da Comissão Bilateral Permanente Estados Unidos-Portugal, que ser realizou em Washington a 11 de setembro. A mesma reconheceu Sines como destino estratégico de gás natural norte-americano.

O Ministério do Mar assegura, em resposta ao jornal, que a “proposta vencedora será aquela que melhores benefícios ofereça a Portugal, independentemente da origem do operador”.

O caderno de encargos para o futuro vencedor do concurso irá prever um investimento faseado de 642 milhões de euros com a duração da concessão a ficar em 50 anos. O financiamento será 100% privado e aumentará a capacidade portuária de Sines em três milhões de TEU (unidade de medida de contentores).

Ao mesmo tempo, será também ampliado o Terminal XXI, sob concessão da singapurense PSA, em Sines, cuja concessão será estendida em mais 20 anos (até 2049) contra um investimento de 547 milhões de euros.

Com o alargamento da estrutura gerida pela PSA Sines e com o novo terminal, a capacidade do porto alentejano poderá aumentar para 7,8 milhões de TEU.

Ver fonte

TAGS: