Partilhareste artigo
O ministro das Finanças testou positivo à covid-19, encontra-se em isolamento e não tem sintomas.
“O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à Covid-19. Está em confinamento domiciliário, não tendo até ao momento apresentado quaisquer sintomas e encontrando-se a trabalhar”, segundo nota do gabinete das Finanças.
João Leão esteve na sexta-feira no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa para encontros bilaterais com comissários europeus no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.
Questionadas pelo Dinheiro Vivo (DV), as Finanças indicaram que os elementos do gabinete do ministro estão em isolamento e sem sintomas. O DV perguntou concretamente sobre os protocolos desenvolvidos no seguimento dos encontros no CCB.
Subscrever newsletter
A mesma fonte oficial informou que “as autoridades de saúde e o gabinete do primeiro-ministro foram imediatamente informados do resultado do teste”, cabendo “a essas entidades desenvolver os contactos e protocolos necessários.”
Na passada quinta-feira, o Governo indicou que a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, estava infetada com covid-19, informando que na sequência de “outros contactos”, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o ministro do Mar, Serrão Santos, estavam em isolamento.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, foi o primeiro caso entre os membros do Governo a testar positivo à covid-19. Já em novembro, o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, testou positivo para o SARS-CoV-2, depois do secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, ter também testado positivo ao novo coronavírus.
Portugal atingiu este sábado mais dois recordes: infetados e número de mortes. A Direção-Geral da Saúde (DGS) contabilizou 166 mortes relacionadas com a covid-19 em 24 horas, e 10 947 novos casos de infeção com o novo coronavírus.
O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 4.653 pessoas, mais 93 do que na sexta-feira, das quais 638 em cuidados intensivos, ou seja, mais 16, em ambos os casos, também novos máximos.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, Portugal já registou 8.709 mortes associadas à covid-19 e 539.416 infeções pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 128.165 casos, mais 2.304 do que na sexta-feira.
Notícia atualizada às 16h08 com informação adicional sobre os encontros no CCB com elementos da Comissão Europeia.
Deixe um comentário