//Ministros das Telecomunicações dos 27 debatem bússola digital

Ministros das Telecomunicações dos 27 debatem bússola digital

Os ministros europeus responsáveis pela pasta das Telecomunicações vão ter esta sexta-feira, no Luxemburgo, um debate político sobre a bússola digital, que estabelece em termos concretos as ambições digitais da UE até 2030.

Depois de ter presidido, na véspera, à última reunião de ministros dos Transportes da atual presidência portuguesa do Conselho da UE, que termina no final do corrente mês de junho, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, lidera hoje os trabalhos, também pela derradeira vez, da reunião de ministros das Telecomunicações dos 27, que debaterão a comunicação adotada em março passado pela Comissão Europeia sobre a bússola digital.

A comunicação do executivo comunitário assenta em “quatro pontos cardeais”, um dos quais sobre “infraestruturas digitais seguras, eficientes e sustentáveis” e que prevê que “todas as áreas povoadas estejam cobertas por 5G”.

Em concreto, Bruxelas pretende que, até 2030, a tecnologia 5G esteja presente em todas as áreas habitadas da UE quando, atualmente, apenas chega aos 14%, segundo a instituição.

Este objetivo surge depois de a Comissão Europeia ter falhado a meta comunitária de ter esta tecnologia em pelo menos uma cidade por Estado-membro até final de 2020, já que, de acordo com o mais recente relatório do Observatório Europeu para o 5G, em dezembro passado esta tecnologia estava presente em 23 dos 27 Estados-membros da UE, mais o Reino Unido.

Da lista não constava, porém, Portugal nem Chipre, Lituânia e Malta.