//Moedas. Obras na ciclovia da Almirante Reis em Lisboa vão mudar sentidos do trânsito

Moedas. Obras na ciclovia da Almirante Reis em Lisboa vão mudar sentidos do trânsito

O projeto de requalificação da ciclovia da avenida Almirante Reis, em Lisboa, vai incluir alterações nos sentidos de tráfego junto ao mercado de Arroios e eliminar o corredor ‘bus’ da rua Carlos Mardel, revelou a câmara municipal, este sábado.

“Vão ser introduzidas alterações nos sentidos de tráfego na área próxima do mercado de Arroios. A rua Carlos Mardel terá o sentido invertido, bem como a rua Rosa Damasceno, e toda rotunda do mercado”, indicou a Câmara de Lisboa, referindo que o objetivo é acomodar a circulação das três carreiras de autocarro provenientes da Alameda Dom Afonso Henriques.

Em resposta à agência Lusa sobre o projeto de requalificação da ciclovia da Almirante Reis, o executivo liderado por Carlos Moedas (PSD) disse que passará a existir “uma viragem à esquerda na Avenida Almirante Reis / Alameda Afonso Henriques”, para substituir a viragem à esquerda hoje existente na rua Eduardo Brazão, que será inviabilizada com a instalação da pista ciclável bidirecional no sentido descendente desta avenida.

Com a inversão dos sentidos de circulação automóvel junto ao mercado de Arroios, em que o tráfego na rotunda passará a ser no sentido contrário dos ponteiros do relógio, o projeto da câmara municipal pretende ainda fazer com que “todo o arruamento tenha o mesmo perfil, mais urbano, mais próximo de um perfil de um arruamento de 4.º nível de cariz residencial”, o que implica a eliminação do corredor ‘Bus’ da rua Carlos Mardel.

“Não faz sentido ter um corredor ‘bus’ tão reduzido, sem significado do ponto de vista funcional, no meio de um bairro residencial, conferindo ao arruamento um caráter desequilibrado”, indicou a liderança PSD/CDS-PP, que governa sem maioria absoluta.

No âmbito da divulgação do projeto de requalificação da ciclovia da avenida Almirante Reis, através do “site” do município, o PS na Câmara de Lisboa criticou a eliminação de um corredor ‘Bus’ na rua Carlos Mardel, referindo que essa alteração é “para garantir 27 lugares de estacionamento”.