//Mónica Camacho: “Seat continuará vocacionada para um target mais jovem”

Mónica Camacho: “Seat continuará vocacionada para um target mais jovem”

Mónica Camacho é a nova diretora-geral da Seat e da Cupra em Portugal, cargo que assumiu em julho passado, numa altura em que o mercado nacional “mostra finalmente sinais de recuperação da enorme retração que registou desde 2020”, adianta. “Os níveis de crescimento foram muito expressivos nos primeiros seis meses do ano, alavancados pela retoma das compras por parte das empresas de rent-a-car, cujo negócio anda a par do turismo que tem batido recordes em 2023. No segundo semestre, o ritmo de crescimento das vendas de veículos novos de passageiros abrandou bastante, mas, felizmente, quer na Seat quer na Cupra, temos conseguido enquadrar as nossas estratégias de forma a aproveitar e explorar todas as oportunidades de negócio, o que nos permite apresentar crescimentos superiores aos do mercado”, sublinha Mónica Camacho.

Apesar de serem marcas “irmãs”, Seat e Cupra têm personalidades muito diferentes. Perante este facto, qual a estratégia para lidar com uma e com outra? “Diria que, em comum, têm apenas o facto de serem marcas que nascem da mesma casa-mãe. Ainda que partilhem algumas características entre si, as estratégias e posicionamentos são bastante diferentes”, explica a responsável. “A Seat é, e continua a ser, uma marca muito acarinhada e com um percurso muito sólido e consolidado no nosso mercado. Apesar de ter arrancado o ano ainda com grandes perturbações na produção de modelos tão importantes como o Ibiza e o Leon, conseguiu recuperar muitíssimo bem nestes últimos meses e apresenta um crescimento de 35% vs 2022”, afirma. “É uma marca que conta com uma clientela muito fidelizada, que continua a ser muito reconhecida junto dos condutores mais jovens, mas que também está a conseguir crescer nas empresas, fruto das nossas estratégias comercias e de uma oferta de produto extremamente bem adaptada à fiscalidade automóvel”, refere Mónica Camacho.