Partilhareste artigo
A Moody’s cortou em dois níveis o “rating” do Bank Millennium, do, que opera na Polónia, baixando a notação de Baa1 para Baa3, o último patamar acima do “lixo”, segundo uma nota publicada esta quarta-feira no site da agência de notação financeira.
Relacionados
No mesmo comunicado, a agência revela que o “rating” se encontra sob vigilância negativa, admitindo voltar a baixar a classificação do banco polaco.
A decisão surge como consequência do anúncio por parte do Bank Millennium de que receia que os rácios de capital caiam abaixo dos requisitos mínimos, devido à nova legislação sobre moratórias no crédito à habitação na Polónia.
Para a agência de notação, a erosão das almofadas de capital “enfraquece significativamente o perfil financeiro do Bank Millennium e aumenta as pressões já existentes na sua capitalização, decorrentes dos riscos legais associados aos litígios com os créditos à habitação em francos suíços”.
Subscrever newsletter
A Moody’s vai agora avaliar a capacidade, no curto prazo, do banco restaurar a sua capitalização, num “ambiente operacional que se tornou muito mais adverso e incerto”, bem como analisar a “capacidade e vontade” de o maior acionista do banco polaco, o BCP, dar apoio à subsidiária, caso seja necessário.
Deixe um comentário