//Moody’s sobe rating do Bankinter

Moody’s sobe rating do Bankinter

A agência de notação financeira Moody’s subiu o rating do Bankinter. A classificação do crédito de longo prazo foi elevado em um nível, passando de “Baa2” para “Baa1”, com uma perspetiva estável.

A subida da classificação, de acordo com uma nota a que o Dinheiro Vivo teve acesso, é justificada pela qualidade dos ativos do banco e das expectativas de melhoria nos próximos 12 a 18 meses. “Neste sentido, a agência avalia positivamente o rácio de morosidade, que se situou em 3,1% em março deste ano e compara com uma média sectorial de 5,4%, bem como a tendência de melhoria esperada”.

O comunicado indica também que a Moody’s apontou “a sólida posição do banco em termos de solvência, que tem vindo a ser afetada de forma muito limitada pela recente aquisição do EVO Banco, cuja integração foi realizada no final de maio. A agência recorda que os requisitos mínimos de capital estabelecidos para o Bankinter pelo BCE (8,20% do CET1) são os mais baixos entre os bancos cotados em Espanha, o que coloca o Bankinter numa situação confortável, dado que no final de 2018 a entidade apresentou um rácio de capital CET1 de 11,75%”.

A subida do rating do banco, que teve lugar três dias depois da agência de notação financeira ter revisto de ‘positiva’ para ‘estável’ “a perspectiva do rating da banca espanhola”, mostra a “boa posição do banco em termos de solvência e qualidade de ativos, bem como sua capacidade de continuar a gerar lucros através do seu negócio bancário”.

Ver fonte