//Moratória de créditos gera mais de uma centena de reclamações

Moratória de créditos gera mais de uma centena de reclamações

Pedidos negados, ausência de resposta e muita burocracia com os pedidos de moratória dos créditos está a gerar mais de uma centena de reclamações dos consumidores no Portal das Queixas. Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, WiZink, Santander Consumer, Cetelem e Cofidis estão entre as marcas que estão a gerar um maior descontentamento junto dos portugueses.

Num cenário crítico para a economia do país, muitos foram os consumidores que recorreram ao mecanismo de proteção financeira, através do pedido de moratória dos seus créditos. No entanto, entre 15 de março e o dia 29 de abril, foram registadas no Portal da Queixa 135 reclamações relacionadas com as moratórias de créditos. Pedidos negados, ausência de resposta, muita burocracia, estão entre principais queixas. Caixa Geral de Depósitos (22), Millennium BCP (18), WiZink (16), Santander Consumer (15), Cetelem (10) e Cofidis (10) estão entre as marcas com maior número de reclamações.

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“Para surpresa de muitos consumidores, a relação de confiança que era esperada numa conjetura como esta, saiu totalmente gorada ao verem os seus pedidos recusados sem justificação fundamentada ou sem qualquer resposta até à data. Em tempos anteriores, foram os contribuintes que deram o seu voto de confiança no resgate à banca e são os mesmos que veem, agora, os bancos de costas voltadas para um problema que já não é só financeiro, sendo também social”, afirma Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e embaixador da Comissão Europeia para os Direitos dos Consumidores, citado e nota de imprensa.

A moratória sobre os créditos foi uma das medidas implementadas pelo Governo para acudir os portugueses que sofreram uma quebra de rendimento por causa da pandemia do Covid-19 e, desde final de março, está em vigor a lei que permite a suspensão dos pagamentos das prestações de créditos à habitação e créditos de empresas (capital juros) por seis meses, de abril a setembro.

Mas o processo está a gerar reclamações. Esta semana o Banco de Portugal revelou que recebeu 160 reclamações no domínio da supervisão comportamental, e no Portal da Queixa, entre 15 de março a 29 de abril, foram registadas 135 reclamações.

Os principais bancos têm cerca de 211 mil moratórias de créditos de famílias e empresas, segundo os dados divulgados pela CGD, BCP, Santander Totta e Novo Banco no parlamento.

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De acordo com a análise feita pela equipa do Portal da Queixa aos dados recolhidos, foi possível identificar 25 casos de recusa do pedido de moratória e 48 de ausência de resposta aos pedidos.

“É fundamental para a reputação e os níveis de confiança na banca portuguesa, que a resposta seja eficaz e de acordo com as circunstâncias atuais, na medida em que, caso se verifique uma intransigência total e uma análise de processo com critérios idênticos aos tempos antes da crise pandémica, poderá potenciar um enorme descontentamento e distanciamento dos consumidores face à banca tradicional, optando estes, no futuro, pelas ofertas digitais”, refere Pedro Lourenço.

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