José Alberto Tavares Moreira, antigo governador do Banco de Portugal, faleceu esta segunda-feira, no Porto, na sequência de doença prolongada, segundo uma nota divulgada pela sua família.
O economista e antigo secretário de Estado tinha 75 anos. “Sobrevive-lhe a mulher, Maria Carmen Fernandes Cardoso Moreira e seis irmãos”, adianta o comunicado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou as suas “mais sentidas condolências” à família de Tavares Moreira. “Em todos os cargos que exerceu, Tavares Moreira deixou a marca da sua competência e do seu rigor e, bem assim, da sua discreta afabilidade de trato, hoje recordada por todos quantos o conheceram”, refere uma nota publicada na página da Presidência da República na tarde desta terça-feira.
“Economista e jurista de formação, a trajetória profissional de José Tavares Moreira situou-se essencialmente no sector bancário, onde se destacou como diretor e administrador de diversas instituições, com destaque para a Caixa Geral de Depósitos”, destaca.
Lembra que, “a par disso, exerceu com indiscutível mérito funções governativas no Ministério das Finanças e foi deputado à Assembleia da República, tendo sido Governador do Banco de Portugal entre 1986 e 1992”.
Também o Banco de Portugal emitiu uma nota de pesar. “O Dr. José Alberto Tavares Moreira foi Governador do Banco de Portugal entre 1986 e 1992 e era, atualmente, membro do respetivo Conselho Consultivo”, recorda o Banco de Portugal.
“Neste momento de perda e de consternação, o Governador e os membros do Conselho de Administração do Banco de Portugal endereçam à família do Dr. José Alberto Tavares Moreira o seu mais profundo pesar”, adiantou.
O velório decorre esta terça-feira na Igreja da Misericórdia da Póvoa do Varzim e o funeral realiza-se esta quarta-feira, às 11H00.
Atualizada às 18H17 com nota de pesar do Presidente da República
Deixe um comentário