//Morreu Tavares Moreira, antigo governador do Banco de Portugal

Morreu Tavares Moreira, antigo governador do Banco de Portugal

José Alberto Tavares Moreira, antigo governador do Banco de Portugal, faleceu esta segunda-feira, no Porto, na sequência de doença prolongada, segundo uma nota divulgada pela sua família.

O economista e antigo secretário de Estado tinha 75 anos. “Sobrevive-lhe a mulher, Maria Carmen Fernandes Cardoso Moreira e seis irmãos”, adianta o comunicado.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou as suas “mais sentidas condolências” à família de Tavares Moreira. “Em todos os cargos que exerceu, Tavares Moreira deixou a marca da sua competência e do seu rigor e, bem assim, da sua discreta afabilidade de trato, hoje recordada por todos quantos o conheceram”, refere uma nota publicada na página da Presidência da República na tarde desta terça-feira.

“Economista e jurista de formação, a trajetória profissional de José Tavares Moreira situou-se essencialmente no sector bancário, onde se destacou como diretor e administrador de diversas instituições, com destaque para a Caixa Geral de Depósitos”, destaca.

Lembra que, “a par disso, exerceu com indiscutível mérito funções governativas no Ministério das Finanças e foi deputado à Assembleia da República, tendo sido Governador do Banco de Portugal entre 1986 e 1992”.

Também o Banco de Portugal emitiu uma nota de pesar. “O Dr. José Alberto Tavares Moreira foi Governador do Banco de Portugal entre 1986 e 1992 e era, atualmente, membro do respetivo Conselho Consultivo”, recorda o Banco de Portugal.

“Neste momento de perda e de consternação, o Governador e os membros do Conselho de Administração do Banco de Portugal endereçam à família do Dr. José Alberto Tavares Moreira o seu mais profundo pesar”, adiantou.

O velório decorre esta terça-feira na Igreja da Misericórdia da Póvoa do Varzim e o funeral realiza-se esta quarta-feira, às 11H00.

Atualizada às 18H17 com nota de pesar do Presidente da República

Ver fonte