//Mota-Engil fecha primeiro semestre do ano com lucro de 12 milhões de euros

Mota-Engil fecha primeiro semestre do ano com lucro de 12 milhões de euros

A Mota-Engil fechou o primeiro semestre de 2022 com um lucro de 12 milhões de euros, mais 37% do que os resultados registados no mesmo período do ano passado, anunciou a construtora em comunicado, esta quinta-feira.

No período homólogo de 2021, o grupo havia apresentado lucros de oito milhões de euros, face aos resultados negativos de cinco milhões de euros obtidos em 2020.

De acordo com a Mota-Engil, o resultado deste ano é “o melhor dos últimos seis anos”.

“(…) O grupo atingiu um crescimento de 19% no seu volume de negócios, alcançando 1.354 milhões de euros, e de 14% no seu EBITDA (para 207 milhões de euros), atingindo em ambos os indicadores valores recordes (…) num primeiro semestre, o que contribuiu decisivamente para alcançar um resultado líquido atribuível (…) de 12 milhões de euros, lê-se no comunicado.

No entanto, nos primeiros seis meses de 2022, a construtora registou uma melhoria do rácio de Dívida Líquida/Ebitda para 2,6x com redução da dívida líquida para 1.117 milhões de euros, destacando “a tendência de crescimento da rendibilidade operacional conjugada com uma gestão criteriosa de investimentos”.

A Mota-Engil voltou a alcançar “um novo recorde do volume de encomendas”, atingindo em junho um valor de 9,2 mil milhões de euros.