//Mudança nas tabelas de IRS. Saiba quanto pode ganhar por mês

Mudança nas tabelas de IRS. Saiba quanto pode ganhar por mês

Deduções vão manter-se, mas pode haver uma exceção

Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, as alterações que o Governo agora introduz são apenas nas tabelas de retenção na fonte. Quanto às deduções vão manter-se como até aqui, mas pode haver uma exceção para quem tem dependentes portadores de deficiência, sendo que este assunto ainda está a ser estudado.

“Estamos a analisar essa matéria tendo em vista rever a forma de aplicação das retenções na fonte às famílias que tenham dependentes com deficiência. Nos próximos dias devemos revisitar esta matéria, até por forma a fazê-lo com alguma antecedência relativamente ao final do mês de julho”, adianta.

Esta sexta-feira, termina o prazo para a entrega da declaração do IRS. Um limite que é sobretudo relevante para os contribuintes que não estão abrangidos pelo IRS automático. Os dados disponíveis no Portal das Finanças indicam que já foram entregues quase 5 mil e 800 declarações. O valor dos reembolsos já processados ascende a 2,6 milhões de euros.

“Neste momento temos reembolsadas mais de 2,6 milhões de declarações de IRS, o que compara com cerca de 2,4 milhões de declarações reembolsadas em igual período do ano anterior. Isto significa, que em média em 2023 estamos a reembolsar a um ritmo superior do que aquele que se verificou no ano anterior”, destaca Nuno Santos Félix.

Quanto vai ganhar ao fim do mês? Três simulações

O Ministério das Finanças divulgou, em comunicado, três simulações para os contribuintes saberem quanto vão receber a mais ao fim do mês.

As simulações são referentes a um solteiro sem dependentes, solteiro com um dependente e um casal com um dependente.

Por exemplo, um solteiro sem dependentes, com um salário de 850 euros brutos, vai receber mais 17,39 euros ao fim do mês.

Um solteiro com um dependente, com o mesmo salário, arrecada mais 36,72 euros e um casal com um dependente 21,82 euros. Clique nas imagens para aumentar.

Ver fonte

TAGS: