//Mulheres publicam menos opinião nos media ‘online’ mas os seus artigos têm mais interações

Mulheres publicam menos opinião nos media ‘online’ mas os seus artigos têm mais interações

O MediaLab CIES ISCTE estudou os artigos de opinião publicados ‘online’ em oito dos principais media portugueses – Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, SIC Notícias e TVI – no ano passado.

Do estudo, conclui-se que “as mulheres publicam menos opinião nos órgãos de comunicação social ‘online’, mas os seus artigos têm, em média, mais interações que os dos homens”, lê-se na informação disponibilizada no ‘site’ do MediaLab.

Por género, no ano passado foram publicados 15.990 artigos de opinião de homens em órgãos de comunicação social ‘online’, enquanto as mulheres totalizaram 3.413.

Relativamente ao número de interações médias por artigo de opinião partilhado no Facebook, os homens registaram 422 e as mulheres 712.

O número de homens que, ao longo de 2020, publicaram artigos nos espaços de opinião dos media analisados somou 2.338 e o das mulheres totalizou 901.

No que respeita às profissões das mulheres que publicaram mais artigos nos media analisados, refere o MediaLab, as jornalistas lideram com 38%.