//Na hora de escolher o super o que pesa na decisão? E que cadeia mais agrada os consumidores?

Na hora de escolher o super o que pesa na decisão? E que cadeia mais agrada os consumidores?

Ter um super ou hipermercado perto de casa ou do trabalho pesa na escolha na hora de encher o carrinho, mas no fim das compras é o mais valorizado pelos consumidores nacionais é o valor do talão. Uma “conta” em conta e a manutenção dos preços estáveis durante a pandemia foram dos aspectos mais destacados pelos consumidores num inquérito realizado pela Deco Proteste, junto a mais de 4 mil associados. Mais de metade (54%) dos portugueses vão uma duas vezes por semana às compras, 66% paga com cartão de débito e gasta por visita uma média de 85 euros.

E quais as cadeias que mais agradaram? “Em época normal, o aspeto que mais influencia a satisfação com os supermercados é o preço. As cadeias Aldi e Mercadona destacam-se pela positiva neste ponto”, refere o artigo da Deco Proteste, que resulta de um inquérito aos subscritores, respondido por 4201 associados. “Outros dois aspetos que pesam na opinião dos clientes são a satisfação com os produtos comprados e a limpeza da loja. Uma vez mais, a Mercadona distingue-se em ambos”, acrescenta.

Num período normal, o El Corte Inglés (8,8), Continente Modelo da Madeira (8,3), Intermarché Super (8,3), Pingo Doce (8,2), Continente (8) e Continente Bom Dia (7.9) são as cadeias mais apreciadas pelos consumidores. “Os supermercados El Corte Inglés destacam-se sobretudo devido à limpeza, ao horário, à qualidade da carne, ao estacionamento, aos produtos comprados, à disponibilidade de sacos ecológicos, à facilidade em encontrar o que se procura, à qualidade dos produtos mais baratos de marca própria e ao tempo de espera nas caixas. Já as promoções e o preço dos produtos em geral e dos frescos são os aspetos que menos satisfazem”, refere a Deco Proteste.