//Natal. Portugueses vão gastar mais dinheiro, apesar de comprarem menos presentes

Natal. Portugueses vão gastar mais dinheiro, apesar de comprarem menos presentes

Os portugueses esperam gastar mais dinheiro este Natal, apesar de comprarem menos presentes.

São os dados do IPAM – Business School divulgados esta quarta-feira, que apontam para um gasto em média de 392 euros, mais 10% do que em 2023.

A análise destaca ainda que o aumento dos preços está a levar a ajustes no comportamento dos consumidores, que procuram adaptar-se às dificuldades económicas: cerca de 42,6% pretendem reduzir os custos totais, enquanto 34,4% vão diminuir o número de presentes a comprar e a lista de pessoas contempladas.

Os brinquedos para crianças até aos 12 anos lideram a lista de prioridades, seguidas por roupa e calçado. Para os adolescentes, a preferência vai para roupa e sapatos e jogos eletrónicos.

Para os adultos, é de novo o vestuário e o calçado a reunir o foco, seguido por acessórios.

Cerca de 27% dos consumidores optam por fazer compras exclusivamente online. Já os cnetros comerciais são procurados por 21% dos inquiridos.

Quanto à alimentação, 57% admite adquirir produtos específicos da quadra festiva, com um gasto médio de 120 euros. O bacalhau, bolo-rei e outros doces tradicionais lideram a lista de prioridades.

Cerca de 80% dos entrevistados vão receber subsídio de Natal, um dado que permanece “praticamente inalterado”, desde 2020, diz o estudo.

Ver fonte

TAGS: