Os portugueses esperam gastar mais dinheiro este Natal, apesar de comprarem menos presentes.
São os dados do IPAM – Business School divulgados esta quarta-feira, que apontam para um gasto em média de 392 euros, mais 10% do que em 2023.
A análise destaca ainda que o aumento dos preços está a levar a ajustes no comportamento dos consumidores, que procuram adaptar-se às dificuldades económicas: cerca de 42,6% pretendem reduzir os custos totais, enquanto 34,4% vão diminuir o número de presentes a comprar e a lista de pessoas contempladas.
Os brinquedos para crianças até aos 12 anos lideram a lista de prioridades, seguidas por roupa e calçado. Para os adolescentes, a preferência vai para roupa e sapatos e jogos eletrónicos.
Para os adultos, é de novo o vestuário e o calçado a reunir o foco, seguido por acessórios.
Cerca de 27% dos consumidores optam por fazer compras exclusivamente online. Já os cnetros comerciais são procurados por 21% dos inquiridos.
Quanto à alimentação, 57% admite adquirir produtos específicos da quadra festiva, com um gasto médio de 120 euros. O bacalhau, bolo-rei e outros doces tradicionais lideram a lista de prioridades.
Cerca de 80% dos entrevistados vão receber subsídio de Natal, um dado que permanece “praticamente inalterado”, desde 2020, diz o estudo.
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