//Nersant negoceia a criação de mais duas incubadoras

Nersant negoceia a criação de mais duas incubadoras

Estão a decorrer negociações entre a Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) e os municípios de Benavente e Ferreira do Zêzere para a criação de mais duas incubadoras de empresas, a juntar a outras duas já existentes, em Santarém e em Vila Nova de Ourém, de acordo com o presidente da Nersant, Domingos Chambel.

“As incubadoras são a primeira resposta da associação aos empreendedores em início de carreira, que escolham instalar-se na região, e a quem prestamos todo o tipo de orientação para que singram nos negócios”, sublinha o dirigente associativo, explicando que a Nersant é a gestora desses espaços.

Para as empresas já em atividade, Domingos Chambel assinala que a associação “dispõe de uma equipa de 30 técnicos que trabalham no desenvolvimento regional e no apoio direto ou indireto às empresas”, nomeadamente, na prestação de informações sobre os programas comunitários de apoio.

“Antes da pandemia, a Nersant ajudava a criar 60 empresas, em média anual”, refere o gestor.

Além das incubadoras, a associação é acionista de cinco parques empresariais da região – em Santarém, Rio Maior, Torres Novas, Cartaxo e Fátima -, a maior parte deles vocacionada para a indústria transformadora e serviços, e ainda com espaços disponíveis para a instalação de empresas.

Com as infraestruturas que considera adequadas, a Nersant tem lançado várias iniciativas para atrair investidores, por um lado, e estabelecer novos mercados, por outro. Nesse contexto, Domingos Chambel destaca uma das que considera mais significativas: a Nersant Business, através da qual já “várias centenas de empresários se deslocaram à região, de 30 a 40 países, com a associação a contratar tradutores e a assegurar o alojamento por três a quatro dias, o tempo dedicado a roadshows para mostrar as potencialidades da região”. O próximo será de 14 a 18 de junho, em regime virtual.