//Newsplex ainda detinha em 13 de julho Nascer do Sol e Inevitável

Newsplex ainda detinha em 13 de julho Nascer do Sol e Inevitável

A ERC disse à Lusa que até 13 de julho os títulos Nascer do Sol e Inevitável continuavam detidos pela Newsplex, depois de em 08 de julho ter sido anunciada a compra pela Alpac Capital.

Em 08 de julho, três dias depois de o fundo português Alpac Capital ter concluído a compra da maioria do capital da Euronews, foi anunciada a compra dos títulos Nascer do Sol e i.

“Pedro Vargas David e Luís Santos, da Alpac Capital, assinaram com Mário Ramires, atual proprietário, a compra dos jornais Nascer do Sol e i como contribuição para um Portugal mais livre, mais ambicioso e mais plural”, refere o comunicado, divulgado na altura.

A Alpac argumenta a razão desta operação, salientando que “no Portugal democrático, os media sempre tiveram um papel determinante e estruturante na construção da sociedade e da democracia”, dando como “exemplos” Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco Pinto Balsemão, Paulo Portas e Miguel Esteves Cardoso, que “foram contributos inspiradores” para se ter “um país desenvolvido, democrático e livre”.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da ERC salientou na sexta-feira que, “na sequência das diversas notícias veiculadas nos media, em 11 de julho, a UTM [Unidade da Transparência dos Media] questionou a Newsplex, SA, acerca das eventuais alterações à estrutura de propriedade, alertando que, caso já tivessem ocorrido, deveriam ser objeto de atualização na Plataforma da Transparência”.

Em resposta “de 13 de julho, a Newsplex, S.A., informou que a transação ainda não se tinha implementado, mantendo-se naquela data a estrutura da propriedade da sociedade ainda idêntica à que consta do Portal da Transparência dos Media”, adiantou o regulador.