O prémio Nobel de Economia foi atribuído a William D. Nordhaus e Paul M. Romer. Os dois economistas foram distinguidos pelo trabalho nas áreas da inovação, clima e crescimento económico.
O anúncio da distinção – que é oficialmente denominada Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel – foi feito esta segunda-feira.
Os dois economistas norte-americanos foram premiados por conseguirem associar as alterações climáticas ao comportamento da economia. A Real Academia das Ciências sueca considera que os ambos tentam responder “a algumas das questões mais básicas e urgentes do nosso tempo”.
Ambos desenvolveram trabalhos e métodos para projetar e analisar o crescimento económico sustentável a longo prazo, tendo em conta a inovação tecnológica e as alterações climáticas.
William D. Nordhaus e Paul M. Romer vão receber um prémio de 9 milhões de coroas suecas (cerca de 940 mil euros), a repartir pelos dois.
No ano passado, o premiado foi Richard Thaler, cujos estudos ajudam a perceber como o comportamento humano muitas vezes se desvia dos modelos teóricos.
Deixe um comentário