//Nómadas digitais. “Não são incentivos fiscais que atraem mais pessoas para Portugal”

Nómadas digitais. “Não são incentivos fiscais que atraem mais pessoas para Portugal”

Não pensa mudar de vida em breve, porque poder viajar de forma alargada enquanto trabalha trouxe-lhe felicidade.

Em relação à recente política de Portugal para atrair nómadas digitais classifica-a de “agridoce”.

Concede que “é uma coisa super importante, e eu adoro que haja esse tipo de iniciativas, não só do Governo português, mas de outros países, que permitem aos nómadas digitais terem outras condições”. Mas “por outro lado, acho que é muito importante, como nómada digital, perceber a responsabilidade que se tem quando se vai para outro país, porque eu, por exemplo, em Portugal, sei que não tenho o mesmo poder de compra do que um nómada digital que venha de outro país.”

Por essa razão, percebe as críticas dos jovens portugueses ao programa para atrair nómadas digitais ao país. “Apesar de ser um estilo de vida que eu pratico e que às vezes é vantajoso para mim, concordo que realmente não está bem. Há uma desigualdade muito grande e nós sentimos cada vez mais em Portugal que não temos o mesmo poder de compra, nem as mesmas condições de vida, que o estrangeiro tem”, lamenta.

20% conta mesmo?

Entre a Altice Arena e a FIL, encontramos Joana Glória que, no Algarve, criou uma das mais vibrantes comunidades de nómadas digitais, a Lagos Digital Nomads. Começou apenas por ser intermediária entre quem chegava de computador às costas e os operadores imobiliários locais, para que estes encontrassem casa.

“Em Portugal, sei que não tenho o mesmo poder de compra do que um nómada digital que venha de outro país.” Francisca, nómada digital.

Tinha dois hostels e os conhecimentos para o fazer. Mas a pandemia, e a chegada em massa de mais e mais pessoas que queriam desfrutar da qualidade de vida do Algarve, fê-la perceber que havia um negócio para explorar.

Seguiram-se workshops, festas, sessões de mentoring, meet-ups na rua, sugestões de espaços de co-working e a ligação a restaurantes. Tudo o que promova a integração e interatividade da comunidade.

Ver fonte

TAGS: