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A definição da localização fecha a última questão pendente sobre a segunda fase da linha de alta velocidade, que se estende entre o Soure e o Carregado, injetando os comboios rápidos na Linha do Norte para a chegada a Lisboa, na estação de Oriente. Estes 120 km vão ser os últimos a serem construídos – têm conclusão prevista para 2032. O estudo de impacte ambiental, diz a IP, foi entregue à Agência Portuguesa do Ambiente em setembro.
Imagens de projetos reveladas
O troço entre Campanhã e Oiã, em Oliveira do Bairro, foi o primeiro a ter contrato da parceria público-privada assinado. A concessão é de 30 anos – 5 anos para construir e 25 anos para a manutenção e disponibilização à IP. Segundo a gestora das infraestruturas públicas, o contrato apenas deve entrar em vigor em julho de 2025, após receber o visto do Tribunal de Contas.
O vídeo mostrado pela IP durante o evento revelou como vão ficar os três principais projetos destes primeiros 71 km da linha – a estação de Porto Campanhã, a nova ponte sobre o rio Douro, e a estação subterrânea de Santo Ovídeo, em Vila Nova de Gaia.
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