A rede Threads foi lançada em julho pela Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, que prometeu uma nova rede social, revolucionária, que iria derrubar o X, antigo Twitter. Em poucos dias captou milhões de utilizadores mas, passado um mês, entre 7 de julho e 7 de agosto, os números caíram a pique quase 80%.
O efeito novidade parece ter passado para a rede Threads, que pretendia criar uma interação imediata entre utilizadores do Instagram, mas substituindo a imagem pelo texto, tal como faz o Twitter.
Segundo as contas da Similarweb, em 30 dias a rede passou de 49,3 milhões de utilizadores ativos diários para uma média de 10,3 milhões. Nos Estados Unidos, as interações chegaram a atingir 21 minutos em média, agora estão nos três minutos.
Já a rede social X, de Elon Musk, tem 100 milhões de utilizadores ativos por dia, em média, que passam cerca de 25 minutos na aplicação.
A Meta já veio dizer que está a preparar novas funcionalidades para a rede Threads, que podem ajudar a recuperar alguns dos utilizadores.
A nova rede de Mark Zuckerberg foi lançada em cerca de uma centena de países, à exceção da Europa. O dono da Meta temia que não respeitasse os regulamentos de proteção de dados da União Europeia.
O rival, Elon Musk, foi dos primeiros a criticar o Threads, que acusou de não ser suficientemente seguro e que iria “recolher todo o tipo de dados dos utilizadores, incluindo identidade, saúde, forma física, situação financeira, localização, gastos, contactos e informações sensíveis”.
Para a Similarweb, ainda é cedo para tirar conclusões sobre os resultados desastrosos do primeiro mês.
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