//Novo Banco. Declarações e documentos de Gama Leão sobre ‘offshores’ em Malta enviados para o MP

Novo Banco. Declarações e documentos de Gama Leão sobre ‘offshores’ em Malta enviados para o MP

As declarações, respostas e documentação enviada à comissão de inquérito ao Novo Banco pelo dono da Prebuild, João Gama Leão, sobre ‘offshores’ em Malta serão enviadas para o Ministério Público, uma proposta do PSD aprovada por todos os deputados.

Antes do início da audição de Evgeny Kazarez, presidente do Conselho de Administração da Nani Holdings SGPS, S.A., na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, o presidente Fernando Negrão questionou o deputado do PSD Hugo Carneiro sobre as respostas que tinham sido enviadas por João Gama Leão.

Tal como a agência Lusa noticiou esta manhã, o dono da Prebuild reconheceu, numa carta enviada à comissão de inquérito, ter constituído duas sociedades em Malta, mas não as considera ‘offshore’ por se tratar de um Estado-membro da União Europeia.

“O que eu pedia ao senhor presidente é que, em face dos indícios que existem, fosse remetido na mesma ao Ministério Público e que o Ministério Público apreciasse nos termos que achar adequado”, respondeu Hugo Carneiro.

Fernando Negrão, antes de levar esta proposta à votação dos deputados da comissão, referiu que “muitas vezes” se critica “o facto de se enviar tudo para o Ministério Público” e o este “se transformar numa espécie de armazém de queixas e depois não tem tempo para resolver as questões principais”.

“Por isso, eu acho que nós deputados temos o especial dever de só enviar aquilo que de facto consideramos que tem indícios. Por isso eu pergunto se acha que tem indícios”, voltou a perguntar o presidente da comissão, tendo o deputado do PSD confirmado que o partido considera haver indícios.