//Novo Banco garante que avaliou sucursal de Espanha antes da venda

Novo Banco garante que avaliou sucursal de Espanha antes da venda

O Novo Banco garantiu esta quarta-feira que “avaliou a sucursal de Espanha antes da sua venda”, tendo realizado este processo “o mais tarde possível”, devido à “situação de incerteza existente no mercado nos últimos anos”.

Num comunicado, divulgado depois de conhecido, na terça-feira, o relatório da terceira auditoria especial realizada pela Deloitte, o banco justificou o processo de venda.

“A sucursal de Espanha acumulava sucessivos prejuízos, desde 2014, num total de 578 milhões de euros, conforme consta do relatório, apesar dos vários processos de reestruturação implementados, e redução da estrutura de custos e redução da rede e de colaboradores, neste período de sete anos”, salientou a instituição, vincando que “esse facto justificava, por si só, o início do processo de venda”.

Assim, “o banco decidiu iniciar o processo de venda ou de liquidação e optou por realizar a avaliação dessas alternativas o mais tarde possível dado a situação de incerteza existente no mercado nos últimos anos”, referiu, indicando que “essa avaliação foi apresentada em 28 de outubro de 2020, antes da decisão de venda ter sido formalmente tomada”.

No documento, a Deloitte disse que o Novo Banco não efetuou a totalidade dos procedimentos de análise de contrapartes e/ou conflitos de interesse no processo de venda da operação em Espanha.

“Relativamente ao processo de desinvestimento da operação da Sucursal de Espanha, não foram efetuados todos os procedimentos de análise de contrapartes e/ou conflitos de interesse, conforme definido em normativo aplicável, nomeadamente na contratação dos assessores”, lê-se no relatório.