O Novo Banco passa a disponibilizar, a partir desta sexta-feira, um serviço de abertura de conta no computador ou no telemóvel através da chave móvel digital, uma aplicação de autenticação desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
“Somos o primeiro banco em Portugal a lançar esta solução numa abertura de conta, com autenticação segura da AMA, sem o cliente precisar de fazer uma videoconferência ou ir a um balcão. Temos uma expectativa grande para este serviço”, disse João Dias, chief digital officer do Novo Banco. Frisou que este serviço é um primeiro passo nos serviços que o Novo Banco pode ainda lançar no âmbito da relação com a AMA.
“Este serviço insere-se na transformação digital do banco. Tem dois grandes objetivos: facilitar o serviço para o cliente e permitir que o Novo Banco se transforme numa referência no mundo digital”, afirmou João Dias.
“Já há 380 mil portugueses que têm uma chave móvel digital”, afirmou André Vasconcelos, da AMA. Para os que ainda não tenham, podem ativá-la no portal autenticacao.gov.pt.
A solução lançada hoje permite a abertura de conta em três passos, através do site do Novo Banco: o cliente começa por fazer a autenticação com a sua chave móvel digital, depois confirma os dados e toma conhecimento das condições pré-contratuais da sua nova conta. Em termos de documentos, o cliente precisa apenas de ter um comprovativo da sua entidade patronal. Por fim, recebe um email a informar que a sua conta está disponível para efetuar a sua primeira transferência.
Os bancos têm vindo a investir na digitalização dos seus serviços e da ligação com os clientes para se adaptarem a nova regulação, que vai permitir o acesso a dados das contas bancárias por parte de outras entidades, e também em reação à crescente concorrência vinda de rivais digitais, como a Revolut.
O Novo Banco, além de ter criado o cargo de chief digital officer, há cerca de seis meses, planeia investir 80 milhões de euros no triénio 2019-2021 na transformação digital do banco.
Deixe um comentário