//Novo Banco: PSD quer ouvir no parlamento João Leão, Mário Centeno e Christine Lagarde

Novo Banco: PSD quer ouvir no parlamento João Leão, Mário Centeno e Christine Lagarde

Num requerimento dirigido ao presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, o deputado Fernando Negrão, o PSD entregou hoje um conjunto de entidades “que considera fundamentais serem ouvidas” para “a descoberta da verdade material sobre a gestão do Novo Banco, desde o momento da sua Resolução até aos dias de hoje”.

Entre elas está o atual ministro das Finanças, mas também o anterior e atual Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, a ex-ministra do governo PSD/CDS, Maria Luís Albuquerque, e ainda o ex-Secretário de Estado Adjunto, Tesouro e Finanças, Ricardo Mourinho Félix.

Quanto a personalidades ligadas ao Banco de Portugal, os sociais-democratas pretendem ouvir em comissão ex-Governador do BdP, Carlos Costa, e Pedro Duarte Neves, ex-Vice-Governador do BdP, responsável pela área da Supervisão, e ex-Presidente da Comissão Diretiva do Fundo de Resolução.

O atual Presidente do Fundo de Resolução, Luís Augusto Máximo dos Santos, é um dos nomes que também consta da lista hoje entregue, ao qual se junta a Presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias e o Presidente do Conselho de Administração Executivo do NB, António Ramalho.

Ao nível europeu, o PSD quer ouvir Christine Lagarde, atual Presidente do Banco Central Europeu e ainda o seu antecessor, Mário Draghi.

Na longa lista com 76 personalidades e entidades estão também incluídos os presidentes das comissões executivas da Caixa Geral de Depósitos, Millenium BCP e BPI, e vários economistas, entre eles, Francisco Louçã.