//Novo Banco: Rafael Mora diz que “tecnicamente” não é devedor

Novo Banco: Rafael Mora diz que “tecnicamente” não é devedor

Questionado pelo deputado do PS João Paulo Correia sobre se se considera devedor do Novo Banco, Rafael Mora considerou que “tecnicamente, não”.

“Tecnicamente não sou devedor porque as empresas nas quais eu trabalhei e geri, efetivamente contraíram dívidas com o Novo Banco, é verdade. Quando eu saí, não estavam ainda em incumprimento”, respondeu, acrescentando que não é acionista nem gestor de nenhuma das empresas.

Rafael Mora foi hoje ouvido durante cerca de duas horas e meia na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

O gestor reconheceu, no entanto, que “efetivamente” teve responsabilidades na assinatura de créditos, mas “a pessoa que geria a área financeira e a relação com o BES chama-se doutor Vasconcellos, é um facto”.

“Eu não negociava contratos com o BES, não negociava crédito, a minha função era operacional”, disse Rafael Mora, detalhando que “cumpria ordens do dono do grupo”.

Falando sobre o montante de dívida de 600 milhões de euros, Rafael Mora considerou ser difícil recuperar-se o total do valor, mas que caso “as empresas tecnológicas e de media” tivessem sido bem geridas e reestruturadas, talvez se pudesse ter chegado aos 400 milhões de euros.