//Novo crédito ao consumo afunda 64% em abril

Novo crédito ao consumo afunda 64% em abril

A concessão de novo crédito ao consumo afundou em abril para 203,1 milhões de euros, uma queda de 64% face ao período homólogo.

A descida face ao mês de março deste ano – que registou um montante 515,6 milhões de euros de crédito ao consumo concedido – é de 63%.

A maior descida coube ao crédito automóvel, que registou uma queda de 69,3% para 71 milhões de euros. O crédito pessoal recuou 61,2% para 99 milhões de euros e nos cartões de crédito e linhas a descoberto a descida foi de 57,8%, para 33 milhões de euros.

Os dados foram divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal e refletem a tendência verificada neste segmento de crédito no primeiro mês completo de confinamento forçado da população.

A 18 de março, foi declarado estado de emergência em Portugal, dando-se o encerramento de serviços, comércio e escolas. O desemprego disparou tal como o recurso à suspensão dos contratos de trabalho – lay-off.

No mês de abril também entrou em vigor, no dia 1, as novas medidas criadas pelo Banco de Portugal para travar a subida do crédito ao consumo. As medidas, anunciadas em janeiro deste ano, incluem a descida do prazo máximo a aplicar à generalidade dos contratos de crédito ao consumo de 10 para sete anos, com algumas exceções.

Atualizada às 11H55 com mais informação

Ver fonte