//Número de casas compradas cresce mais no Porto do que em Lisboa

Número de casas compradas cresce mais no Porto do que em Lisboa

O valor recorde de crédito à habitação em 2024 vem à boleia de medidas do Governo para jovens, mas também de um maior número de casas vendidas que é fruto de mais imigrantes a comprarem casa e de maior licenciamento de obras, sobretudo nos concelhos do Grande Porto.

Gaia é líder destacada no número de fogos licenciados, um indicador que está a levar ao aumento da oferta, e o custo mais reduzido das casas está a trazer mais pessoas até ao Norte do país, segundo dados da Confidencial Imobiliário.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) tem apenas números até ao terceiro trimestre do último ano, mas à Renascença, a Confidencial Imobiliário adianta que em 2024 foram vendidas mais de 147 mil casas em todo o país – um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, quando foram registadas 131 mil transações pela publicação independente que reúne dados sobre o setor imobiliário.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

A região da Área Metropolitana de Lisboa continua a ser a mais movimentada do mercado, com mais de 44 mil casas compradas no último ano, mas é na Área Metropolitana do Porto que se verifica uma grande evolução: 24.659 imóveis transacionados, mais quatro mil que no ano anterior – um crescimento de 19,3%.

Para Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, a chave está no número de fogos licenciados, que leva a uma maior oferta – e consequentemente, maior número de casas transacionadas.

“Do ponto de vista da atividade de construção nova, de aumento de oferta, quer a cidade do Porto, quer a cidade de Gaia, foram os dois municípios a nível nacional com maior volume de licenciamento de obras e fogos”, afirma o especialista no mercado imobiliário.

Ver fonte

TAGS: