//Nunca foi tão caro fazer turismo em Portugal. Preços do alojamento disparam no Alentejo e ilhas

Nunca foi tão caro fazer turismo em Portugal. Preços do alojamento disparam no Alentejo e ilhas

Menos turistas, preços mais altos e mais receitas. Em suma, esta é a tríade que retrata o ano de 2022 no turismo nacional, o melhor de sempre para os cofres do setor. Portugal está a despir a fama de ser um destino barato e os dados preliminares divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) comprovam-no.

Os alojamentos turísticos nacionais somaram, no ano passado, um recorde de cinco mil milhões de euros em proveitos totais, que além do alojamento contabiliza outros gastos inerentes à estada dos turistas como restauração, lavandaria, tabacaria ou comunicações.

Este valor superou em 16,5% as contas finais de 2019 (4,3 mil milhões de euros), aquele que, até agora, era considerado o melhor ano de sempre para o turismo do país. Analisando apenas as receitas angariadas com as dormidas em Portugal, também se conclui um acréscimo de 17,7% nos proveitos de aposento, que totalizaram 3,8 mil milhões de euros.

E esta soma de recordes fez-se com menos turistas, o que significa que cada hóspede pagou mais para pernoitar no país. Entre janeiro e dezembro de 2022, o número de hóspedes em Portugal, 26,5 milhões, ficou ainda 2,3% abaixo do pré-pandemia e o mesmo aconteceu com o número de dormidas, 69,5 milhões (-0,9%). Mas, apesar de ter havido menos turistas a entrar no país, cada um gastou mais dinheiro. Prova disso, foi o facto de as receitas do alojamento turístico de 2019 terem sido ultrapassadas logo em outubro, atingindo os 4,5 mil milhões de euros.

Preços disparam no Alentejo e ilhas

Depois do interregno de dois anos que refreou a atividade turística devido ao travão que pandemia colocou ao setor, a procura pujante fez-se sentir no final do primeiro trimestre de 2022 e impulsionou os preços de forma transversal no país, que, em média, subiram 14%. Mas foram as regiões autónomas que mais se destacaram no avanço das tarifas dos vários tipos de alojamento.