Considerando que Portugal é, “cada vez mais, o lugar, o país, não só para visitar como para investir, para viver”, poderá servir também de teste para a entrada de mais chineses na Europa.
A sugestão – em forma de apelo – foi lançada pela secretária de Estado de Turismo, Ana Mendes Godinho, ao grupo chinês Alibaba esta quinta-feira.
“Usem-nos como porta de entrada, como cobaias para testar a forma de entrarem na Europa”, pediu.
Ana Mendes Godinho afirmou que Portugal está a apostar no mercado chinês – estabelecendo, por exemplo, diversas parcerias e facilitando a compra de produtos – e que foi por saber que “podemos crescer muito mais” que o Governo português reforçou a equipa na China, “para aprofundar [a presença portuguesa] no mercado chinês”.
Foi durante o discurso de encerramento da conferência que o grupo Alibaba realizou em Lisboa que a secretária de Estado do Turismo se virou o diretor-geral do grupo Alibaba para a Europa, para Terry von Bibra, para lançar um “desafio: por favor, façam de nós um país de teste, de piloto para testar Europa”.
O grupo chinês tem 601 milhões de consumidores ativos. Durante a conferência, celebrou uma parceria com a AICEP, através da qual a agência portuguesa para o investimento e promoção externa de Portugal se compromete a apoiar “empresas portuguesas a exportarem via Alibaba” para o mercado chinês.
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