//O que separa a economia de Biden e Trump e a ‘maré’ da pandemia. A análise do economista Pedro Brinca

O que separa a economia de Biden e Trump e a ‘maré’ da pandemia. A análise do economista Pedro Brinca

Pedimos ao economista, professor e investigador da Nova SBE – especializado em macroeconomia – Pedro Brinca um comentário sobre os reflexos económicos que as eleições dos Estados Unidos podem ter na economia norte-americana, mundial, europeia e portuguesa. Já sobre os mercados, o analista admite que mesmo que não haja já uma vitória de Biden esta madrugada eleitoral, isso até ter impacto positivo pelos mercados.

Segue então o comentário do analista Pedro Brinca:

“Os planos económicos de Trump e de Biden diferem em várias vertentes fundamentais, sendo que as mais diretamente relevantes para os mercados no imediato possam ser as relacionadas com o sistema fiscal. Trump quer estender o alívio fiscal às famílias que deu às empresas no mandato que está agora a terminar.

Biden quer subir a taxa de imposto sobre os lucros das empresas cerca de 7 pontos percentuais, taxar ganhos de capital e dividendos às taxas normais para queles que tenham rendimentos anuais acima de 1 milhão de euros e impor uma taxa mínima de 15% no lucro contabilístico das empresas. Em cima disto, Biden quer também duplicar a taxa de imposto sobre lucros que empresas estrangeiras subsidiárias de empresas americanas ganham, para 21%. Neste contexto, a lógica ditaria que os mercados iriam penalizar uma eventual vitória dos democratas. E de facto, durante o mandato de Trump, as empresas americanas tiveram uma capitalização bolsista muito mais forte quando comparadas com o resto do mundo.

No que diz respeito às infraestruturas, ambos os candidatos prometem programas de melhoramento e expansão de mais de 1 trilião de dólares, com a grande diferença a ser que os republicanos não quererem gastos em infraestruturas nos pacotes orçamentais de combate à pandemia (ao contrario dos democratas), e de que o plano de Biden tem em linha de conta medidas de combate às alterações climáticas.