//O seu cartão de crédito foi roubado? Saiba o que fazer

O seu cartão de crédito foi roubado? Saiba o que fazer

Se tem um cartão de crédito está sempre sujeito a perdê-lo, mas há formas de se prevenir e evitar dissabores. Os dois princípios fundamentais são: proteger sempre o seu cartão e estar a atento à sua conta bancária para conseguir detetar algum movimento estranho e resolver a situação o mais rápido possível.

O site ComparaJá dá alguns conselhos e explica quais os melhores procedimentos em caso de desaparecimento ou roubo do cartão de crédito.

Perdeu o cartão de crédito?

Se der por falta do seu cartão e tiver a certeza que o perdeu, deve ligar de imediato para o seu banco a solicitar o seu cancelamento. Poderá dirigir-se diretamente ao balcão da instituição financeira ou fazer esta requisição através da sua conta bancária online, apesar de serem métodos mais demorados.

Guarde os contactos de atendimento do seu banco na agenda telefónica do seu telemóvel, para não perder tempo quando precisar de ajuda.

O cartão de crédito foi roubado?

Se tem a certeza que está perante uma situação de furto ligue de imediato para a polícia. É aconselhável que o faça rapidamente, pois poderá evitar ser responsabilizado mais tarde por pagamentos que não fez.

Se já for tarde de mais, terá que suportar as despesas que fizeram com o seu cartão até um máximo de 150 euros.

O cartão desapareceu fora do país?

Em caso de extravio ou roubo fora de Portugal, a única solução é entrar em contacto direto com as redes Mastercard ou Visa para garantir que a situação é resolvida rapidamente.

Estes serviços de assistência estão sempre ativos, mas não são gratuitos. A melhor opção é informar-se antecipadamente sobre os custos associados a estas operações.

“Mais vale prevenir do que remediar”

É impossível prever se alguma vez irá perder o cartão de crédito ou ser roubado sem estar à espera, por isso mais vale apostar na prevenção. Assim, evite guardar o PIN ou passwords na carteira, pois se a roubarem terão acesso imediato à sua conta.

Registe no telemóvel o número e validade do seu cartão, pois vão-lhe ser pedidos estes dados quando comunicar a ocorrência ao seu banco. Se não conseguir entrar em contacto com o banco ou com as autoridades, deve ligar diretamente para a rede de pagamento a que pertence o seu cartão – Visa ou Mastercard.

Se está a pensar ter um cartão de crédito, a opção mais segura é procurar um cartão que inclua proteção contra roubo. Se já tem um cartão, pergunte ao seu banco se está coberto por esta modalidade. Este sistema de proteção vai salvaguardá-lo em caso de roubo, fraude, perda ou apropriação abusiva e conseguirá ainda detetar movimentos fora do normal.

Quando a situação estiver resolvida verifique se foi autorizada alguma transação indevida, logo após ter comunicado o incidente.

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