//OCDE identifica moderação do crescimento em várias grandes economias

OCDE identifica moderação do crescimento em várias grandes economias

A forte recuperação do crescimento desde o pico da crise económica associada à pandemia em 2020 poderá em breve moderar-se em várias grandes economias, de acordo com os últimos indicadores compósitos avançados da OCDE.

Num comunicado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sublinha que entre as principais economias da organização é visível uma queda na dinâmica dos últimos indicadores compósitos avançados, que assinalam antecipadamente inflexões no ciclo económico para o Canadá, Alemanha, Itália e Reino Unido.

No Japão e na zona euro como um todo, os indicadores compósitos assinalam um crescimento estável, embora o pico também tenha passado.

Nos Estados Unidos, os indicadores também indicam um crescimento estável, embora o nível dos mesmos esteja agora abaixo da sua tendência de longo prazo e em França o crescimento estável em torno da tendência parece em perspetiva.

Entre as principais economias de mercado emergentes, o indicador para a Rússia continua a aumentar, embora tenham surgido agora sinais de crescimento moderado.

O indicador para a China (setor industrial) continua a apontar para uma perda de dinamismo e caiu agora abaixo da sua tendência de longo prazo.