//OE2021: Ministério das Finanças diz que afinal não vai haver injeção no Novo Banco

OE2021: Ministério das Finanças diz que afinal não vai haver injeção no Novo Banco

O Ministério das Finanças esclareceu esta segunda-feira que afinal não vai haver em 2021 um novo empréstimo estatal para uma injeção de capital no Novo Banco.

A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2021 entregue hoje na Assembleia da República tinha inscrita uma verba de 468,6 milhões de euros de empréstimo ao Fundo de Resolução, que é a entidade que faz as injeções no Novo Banco.

Mas, duas horas depois da entrega da proposta de OE para 2021, o Ministério das Finanças emitiu um esclarecimento.

“Em 2021, e ao contrário de Orçamentos do Estado aprovados em anos anteriores, o Orçamento do Estado não prevê qualquer empréstimo ao Fundo de Resolução”, refere o comunicado das Finanças.

“Por lapso, o relatório do OE21, hoje entregue à Assembleia da República, identifica, erradamente, um empréstimo de 468,6 milhões ao Fundo de Resolução. Trata-se sim de um empréstimo de 468,6 milhões de euros à CP-Comboios de Portugal”, adianta.

O Bloco de Esquerda impôs como condição para viabilizar a aprovação do OE para 2021 que não houvesse nova transferência de verbas para o Fundo de Resolução injetar no Novo Banco. Se se confirmasse uma nova injeção estatal no Novo Banco, a aprovação do OE para 2021 poderia estar em risco.