//OE2022: Governo destaca “contexto muito mais favorável” para apoio dos partidos

OE2022: Governo destaca “contexto muito mais favorável” para apoio dos partidos

O ministro das Finanças destacou o “contexto muito mais favorável” da economia portuguesa para o Governo conseguir apoio dos partidos para o Orçamento do Estado para 2022, nomeadamente após provar que “não houve nenhum desastre financeiro”.

“Estou confiante que este ano, até mais do que no ano passado, […] temos muito mais condições para conseguir a aprovação do Orçamento do Estado para o próximo ano”, disse João Leão.

Em declarações à agência Lusa no final da reunião dos ministros da Economia e das Finanças da União Europeia, em Kranj, na Eslovénia, o ministro de Estado e das Finanças justificou que para isso contribui desde logo “o contexto macroeconómico e o mercado de trabalho e de evolução económica muito mais favorável”.

Mas também o facto de se ter “conseguido enfrentar muito bem o contexto mais difícil” criado pela pandemia de covid-19, acrescentou o governante.

A cerca de um mês de o Governo entregar a sua proposta para orçamento do Estado para 2022, João Leão reforçou estar “confiante [nomeadamente] de que os partidos dos partidos mais à esquerda se queiram associar”.

“Ainda por cima num contexto em que o país já está em forte recuperação económica e com o emprego em máximos de há 12 anos”, acrescentou.