//Oficial. Venda de passes em Lisboa sobe 15% para 632.584 títulos

Oficial. Venda de passes em Lisboa sobe 15% para 632.584 títulos

A venda de passes na Área Metropolitana de Lisboa (AML) aumentou de forma significativa, cerca de 15%, com as novas modalidade e tarifários mais baixos, dizem dados oficiais.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que fez uma publicação no Twitter sobre o assunto, em março do ano passado, “as vendas de passes na AML (incluindo navegante, combinados e títulos próprios)” foi de 551.515 títulos.

Um ano depois, a 31 de março de 2019, as vendas do novo navegante chegaram aos 632.584 títulos. É um “aumento de 15%”, enfatiza o autarca. Em termos absolutos, são mais 81 mil passes vendidos face ao ano passado.

O novo sistema de passes para os transportes públicos urbanos e suburbanos entrou em vigor a 1 de abril último e tem duas grandes modalidades: Navegante Lisboa e Navegante Metropolitano. Estas depois terão variantes.

Segundo a CML, “o Navegante Lisboa permite viajar em todos os transportes públicos regulares de passageiros no município de Lisboa”. “É um passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido e tem um custo de 30 euros”.

Este novo tarifário, que entrou em vigor a partir de 1 de abril, “elimina mais de 600 títulos”.

“A partir de julho, chega o Navegante Lisboa Família, com o valor máximo de 60 euros”. E “serão mantidos os passes de valor inferior a 30 euros – incluindo o serviço Carreiras de Bairro –, bem como os descontos 4_18 [utentes com 4 a 18 anos], sub_23 [jovens com menos de 23 anos], 3ª idade, reformados e pensionistas, e cartão Social+ [para utentes com rendimentos baixos]”.

Como referido, há ainda o Navegante Metropolitano. Com este passe “poderá viajar nos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Vila Franca de Xira”, diz a CML.

Tal como no caso do modelo municipal, o metropolitano “é um passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido e tem um custo de 40 euros”.

De igual modo, o Navegante Metropolitano Família só estará disponível em julho, com um valor máximo de 80 euros.

“A partir de 8 de abril será disponibilizado o Navegante 7 dias Abril, que será válido por sete dias e custa 10 euros. Este passe pode ser renovado até 30 de abril”, refere a câmara.

Ver fonte