A Oitante, veículo que ficou com os ativos do Banif que o Santander não integrou, registou um lucro líquido de 34,5 milhões de euros em 2019, um aumento de 3,9% face ao ano anterior.
“A Oitante, durante o exercício de 2019, conseguiu fazer o maior reembolso de dívida desde a sua criação, no montante de 185,5 milhões (de euros), reduzindo em 48,2% a sua dívida relativamente ao ano de 2018, bem como atingindo uma amortização acumulada de 73,3% face ao montante da dívida inicial”, adiantou a empresa num comunicado divulgado esta segunda-feira.
Destaca que, com base nos resultados, o capital próprio aumentou 44,1% relativamente ao ano anterior, para 113,4 milhões de euros.
Quanto ao processo de alienação de ativos imobiliários, “atingiu o valor mais alto desde a criação da sociedade, alcançando o montante de 199 milhões de euros, dos quais 71 milhões de euros de ativos diretamente detidos, 14 milhões de ativos da Banif Imobiliária e 114 milhões de euros dos fundos imobiliários”.
A carteira de crédito da Oitante registou ainda uma diminuição “face à exposição bruta total em 51,8 milhões de euros e foram efetuadas reduções de capital dos fundos de restruturação no montante de 7,7 milhões de euros”.
Deixe um comentário