Esta terça-feira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a levar a cabo uma operação de fiscalização de âmbito nacional em estabelecimentos armazenistas, comércio e prestação de serviços.
Com 55 brigadas, correspondente a 120 inspetores, a ASAE indica que estará particularmente atenta a casos de especulação de preços de produtos ligados à prevenção do vírus, como álcool, álcool-gel ou desinfetantes. A entidade indica ainda que também vigiará questões ligadas à segurança alimentar nestes espaços.
Ao fina do dia, a ASAE indica que realizará também um balanço relativo a esta operação à escala nacional.
Esta não é a primeira operação da ASAE para fiscalizar possíveis especulações de preço em produtos deste género. Na semana passada, a autoridade deu conta de que, entre 12 e 26 de março, recebeu um total de 1871 denúncias relacionadas com o tema da pandemia, como especulação de preços, açambarcamento de produtos ou por questões de segurança alimentar.
A 19 de março, dia em que foi declarado o Estado de Emergência, a ASAE realizou também uma operação de fiscalização às farmácias portuguesas, para avaliar questões de especulação de preços em produtos como desinfetante, álcool e álcool-gel.
Deixe um comentário