//Operadores preparados para entregar 5G assim que Anacom entregue licenças

Operadores preparados para entregar 5G assim que Anacom entregue licenças

O secretário-geral da Apritel, Pedro Mota Soares, afirmou hoje, em declarações à Lusa, que os operadores estão preparados para entregar a tecnologia 5G “mal a Anacom conclua o seu trabalho e entregue as licenças”.

O leilão 5G terminou na quarta-feira, com o valor final da receita de 566,802 milhões de euros, ou seja, 0,26% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Os operadores estão preparados para entregar a tecnologia 5G no país mal a Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações] conclua o seu trabalho e entregue as licenças”, afirmou o secretário-geral da associação que representa os operadores de comunicações eletrónicas.

“Congratulamo-nos com a conclusão do leilão”, mas o atraso “é responsabilidade de quem desenhou as regras, os operadores limitaram-se a respeitar as regras fixadas pelo regulador”, acrescentou.

“A Apritel sempre defendeu que o leilão deveria ser um leilão rápido e que orientasse o investimento dos operadores para o desenvolvimento do país, para o desenvolvimento das redes, não para licenças que sejam demasiado caras” e, face a isto, “Portugal perdeu porque se atrasou neste processo e porque a conclusão não foi neste sentido”, sublinhou.

“Tivemos um leilão que foi lento e que no final não atingiu os objetivos que tinha porque teve regras mal desenhadas”, rematou Pedro Mota Soares.