//Ordem dos Médicos alerta para falta de clínicos no hospital de Portalegre

Ordem dos Médicos alerta para falta de clínicos no hospital de Portalegre

O presidente da sub-região de Portalegre da Ordem dos Médicos (OM), Hugo Capote, alertou hoje para a falta de clínicos de Medicina Interna no hospital da cidade e avisou que as carências afetam também outras especialidades.

“Há uma pressão enorme, especialmente sobre aquela especialidade médica, que é basilar em qualquer hospital”, mas os problemas da unidade de saúde vão “muito para lá da Medicina Interna”, afirmou à agência Lusa o responsável.

Segundo o também diretor do Serviço de Urgências do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, os problemas desta unidade hospitalar não se resumem à carência de internistas, pois existem “lacunas em variadíssimas especialidades”.

“Não há uma especialidade médica no hospital de Portalegre que, atualmente, não dependa de tarefeiros, de empresas prestadoras de serviços, para cumprir as suas obrigações assistenciais, nomeadamente ao nível da urgência”, sublinhou.

Hugo Capote falava a propósito de um comunicado da sub-região de Portalegre da OM sobre a carta aberta de descontentamento enviada pelos médicos de Medicina Interna daquele hospital ao conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

No comunicado, a estrutura de Portalegre da OM confirmou “o défice de internistas no hospital de Portalegre”, salientando que a situação reflete-se “no excesso de trabalho e exaustão física” dos clínicos, que “inevitavelmente contribuirão para uma falta de segurança clínica dos doentes e dos médicos”.