//Parlamento francês aprova um pacote de 20 mil milhões de euros para ajudar famílias

Parlamento francês aprova um pacote de 20 mil milhões de euros para ajudar famílias

O parlamento francês aprovou esta quarta-feira um pacote de ajuda no valor de 20 mil milhões de euros para ajudar famílias em dificuldades a lidar com o aumento dos preços da energia e da alimentação.

A votação da medida com 395 votos a favor e 112 contra, decorreu após um aceso debate na Assembleia Nacional (câmara baixa do parlamento de França), onde o Presidente da República, Emmanuel Macron, já não dispõe de maioria. O Senado, a câmara alta, deverá votar o texto ainda esta quarta-feira.

A lei foi uma das principais promessas eleitorais de Macron, que foi reeleito para um segundo mandato presidencial em abril. Foi também um teste essencial à capacidade do executivo para governar e à capacidade das forças da oposição para influenciar o processo legislativo.

A aliança centrista de Macron conquistou a maioria dos assentos da Assembleia Nacional em junho, mas perdeu a sua maioria absoluta enquanto que a coligação de esquerda e a extrema-direita tiveram grandes vitórias, reforçando as suas posições como forças da oposição.

A inflação anual atingiu um recorde de 8,6% nos 19 países da Zona Euro, devido a um enorme aumento dos preços dos produtos alimentares e da energia, em parte causados pela guerra na Ucrânia. Em França, a inflação anual estima-se, neste momento, em 6,5%.

“O vosso poder de compra é a nossa prioridade”, escreveu o porta-voz do Governo francês, Olivier Veran, na rede social Twitter. “Para vos proteger da inflação, mantivemos o preço dos combustíveis e da eletricidade tabelado e estabelecemos um limite de 3,5% para o aumento das rendas”, acrescentou.