//Paulo Macedo: Nesta crise “todos os bancos querem dar crédito”

Paulo Macedo: Nesta crise “todos os bancos querem dar crédito”

Paulo Macedo, presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), declarou esta quarta-feira que na atual crise “todos os bancos querem dar crédito”, ao contrário do que aconteceu na anterior crise.

Explicou que, atualmente, não existe um problema de liquidez nos bancos enquanto na crise anterior “foi-lhes cortada a liquidez”, porque não se conseguiam financiar.

Disse que, no caso da CGD, o banco tem 10,7 mil milhões de euros disponíveis para financiar empresas e anunciou o lançamento de uma nova linha de 430 milhões de euros destinada a dar crédito a microempresas.

Indicou que, “só de novo financiamento nestes meses”, o banco emprestou 1,8 mil milhões de euros.

“A Caixa pode emprestar à economia mais 13 mil milhões de euros”, afirmou aos deputados na audição nas Comissões de Orçamento e Finanças e de Economia.

Segundo Paulo Macedo, no âmbito das linhas com garantia estatal, para minimizar os impactos da crise, a CGD aprovou 26 mil operações, no valor global de 4,3 mil milhões de euros. Estas operações terão ainda de ser aprovadas pelas sociedades de garantia mútua.

As Comissões chamaram banqueiros para os questionar sobre a concessão de crédito a empresas e moratórias. Ontem, foram ouvidos responsáveis do Banco BPI, Millennium bcp e Santander Portugal. Hoje vai ainda ser ouvido o presidente executivo do Novo Banco.

Atualizada às 11H56 com mais informação

Ver fonte