//PCP quer travar reprivatização da EFACEC e adotar plano de contingência para a TAP

PCP quer travar reprivatização da EFACEC e adotar plano de contingência para a TAP

Estas iniciativas legislativas em relação às empresas EFACEC e TAP foram apresentadas em conferência de imprensa, na Assembleia da República, pelo presidente do Grupo Parlamentar do PCP, João Oliveira.

O projeto de resolução do PCP “em defesa da TAP” está agendado para debate em plenário no próximo dia 20.

Segundo João Oliveira, o projeto da bancada comunista visa principalmente que se encontre uma solução económica e financeira para a transportadora aera nacional que “seja de resposta no âmbito de um plano de contingência”.

“Não aceitamos o plano de reestruturação. A TAP precisa antes de um plano de contingência para atravessar esta fase de epidemia de covid-19, com os impactos que apresenta no setor da aviação. É preciso garantir-se a capacidade de resposta da TAP, tendo em vista o contributo que esta empresa pode dar para o desenvolvimento nacional”, argumentou João Oliveira.

O PCP agendou também para o próximo dia 28 uma apreciação parlamentar ao decreto do Governo que procede à reprivatização da EFACEC.

Na conferência de imprensa, o presidente do Grupo Parlamentar do PCP considerou que “o Governo está a seguir uma péssima opção ao optar pela reprivatização da empresa, depois de a ter nacionalizado há uns meses”.