O Conselho de Administração do Banco Montepio nomeou esta quinta-feira Pedro Leitão para o cargo de presidente da Comissão Executiva para o mandato 2018/2021.
“Enquanto líder da Comissão Executiva terá como missão central realizar plenamente o processo de transformação em curso no Banco Montepio, e inovar, com o propósito de tornar a instituição mais eficiente, digital e competitiva, retomando o caminho do crescimento”, refere o banco em comunicado.
“Com esta nomeação, o Banco Montepio inicia uma nova fase, reafirmando a ambição de fazer a diferença na vida das pessoas, empresas e instituições da economia social, honrando o legado de 175 anos de história de uma instituição sem par no panorama nacional”, adianta.
O Montepio frisa que Pedro Leitão tem uma carreira de mais de 24 anos no setor financeiro, “com experiência nacional e internacional na banca digital e na banca de retalho”.
A nomeação do CEO vem por um ponto final ao processo longo e conturbado de estabilização dos órgãos de gestão do Montepio.
Vários foram os nomes propostos para ocupar o cargo de CEO do Montepio, incluindo o de João Ermida, que foi ‘chumbado’ pelo Banco de Portugal. Carlos Tavares esteve a acumular os cargos de chairman e de CEO até fevereiro de 2019, quando Dulce Mota, ex-líder do ActivoBank, foi nomeada CEO Interina.
Pedro Gouveia Alves, administrador não executivo do Banco Montepio e presidente da sociedade financeira Montepio Crédito, chegou a ser proposto para CEO mas o nome não passou no Banco de Portugal.
Atualizada às 18H52 com mais informação
Deixe um comentário