Os preços do petróleo nos mercados internacionais estão a subir, aliviando um pouco das quedas recentes. O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e que serve de referência para as importações nacionais, está a subir mais de 1% para os 54,94 dólares por barril. Já o West Texas Intermediate, transacionado em Nova Iorque, cresce também na casa de 1% para os 46,39 dólares por barril, de acordo com a Bloomberg.
O comportamento do petróleo nesta sexta-feira surge depois de, na última sessão, o “ouro negro” ter estado a ser fortemente penalizado pelos receios dos investidores, nomeadamente em torno do excesso de oferta da matéria-prima no mercado. Ainda este mês, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados chegaram a um acordo para cortar a produção em 1,2 milhões de barris por dia. O objetivo é precisamente diminuir as reservas existentes e assim impulsionar o preço.
Além disso, a evolução da cotação do petróleo foi também determinada pelas perspetivas recentes sobre a procura de energia no próximo ano e pela subida das taxas de juro nos Estados Unidos, que penalizou também os mercados bolsistas nesta quinta-feira.
Deixe um comentário