//Petróleo regressa às quedas

Petróleo regressa às quedas

Os preços do petróleo estão esta quinta-feira em queda nos mercados internacionais, anulando uma parte dos ganhos obtidos na última sessão. O Brent do Mar do Norte, transacionado em Londres e que serve de referência para Portugal, perde 1,52% para os 55,72 dólares por barril. O West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, cai 1,46% para 46,71 dólares por barril, de acordo com os dados da Bloomberg.

Este comportamento da matéria-prima tem lugar numa altura em que o mercado manifesta receios, por um lado, em torno do excesso de oferta de petróleo existente no mercado (que penaliza a sua cotação) e, por outro, em relação às perspetivas para a economia mundial para o próximo ano. Ainda este mês, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados chegaram a um acordo para cortar a produção de “ouro negro” em 1,2 milhões de barris por dia. O objetivo é precisamente diminuir as reservas existentes e assim impulsionar o preço.

“A recuperação desta quarta-feira foi de curto prazo. Os investidores rapidamente deslocaram a sua atenção para a deterioração dos fundamentais no mercado petrolífero, incluindo sinais de abrandamento do crescimento económico no próximo ano, uma produção de petróleo recorde e falta de confiança na promessa da OPEP de diminuir a produção”, disse à Reuters Xi Jiarui, analista na consultora JLC.

Ver fonte