Os preços do petróleo continuam a subir nos mercados internacionais, prolongando a tendência de ganhos já registada na semana passada. O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e que serve de referência para as importações nacionais, avança 1,51% para os 57,92 dólares por barril, de acordo com a Bloomberg. Já o West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, ganha 1,65% para 48,75 dólares por barril.
Este comportamento da matéria-prima nos mercados internacionais tem lugar numa altura os investidores dão sinais de otimismo quanto ao fim da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos. Além disso, os cortes na produção – implementados pelos grandes produtores da matéria-prima – estão a impulsionar a evolução do crude.
Esta segunda-feira, 7 de janeiro, segundo a Reuters, arrancam as negociações entre as duas grandes economias mundiais que têm como objetivo diminuir as tensões entre Pequim e Washington. Os Estados Unidos e a China – a maior economia do mundo e a segunda maior, respetivamente – têm escalado o clima de guerra comercial desde o início do ano passado, tendo aplicado taxas alfandegárias sobre vários bens produzidos nos dois países. Este comportamento tem pesado sobre o crescimento económico.
Deixe um comentário