//Petrolífera saudita Aramco com lucro recorde de 48,4 mil milhões no segundo trimestre

Petrolífera saudita Aramco com lucro recorde de 48,4 mil milhões no segundo trimestre

A petrolífera saudita Aramco anunciou este domingo um lucro líquido recorde de 48,4 mil milhões de dólares no segundo trimestre deste ano, impulsionado pela subida dos preços do petróleo após a guerra na Ucrânia e pela elevada procura pós-pandemia.

O lucro líquido da empresa aumentou 90%, permitindo que o maior produtor mundial de petróleo registe o segundo recorde trimestral consecutivo após um lucro líquido de 39,5 mil milhões de dólares de janeiro a março.

“Embora a volatilidade do mercado global e a incerteza económica permaneçam, os eventos no primeiro semestre deste ano confirmam a nossa visão de que o investimento contínuo no setor é essencial, tanto para garantir que os mercados permaneçam bem abastecidos como para facilitar uma transição energética ordenada”, disse o CEO da Aramco, Amin Nasser, citado pela Agência France-Presse (AFP).

Nasser acrescentou ainda esperar que a procura de petróleo “continue a subir o resto da década, apesar das pressões económicas decrescentes nas previsões globais de curto prazo”.

De abril a junho o lucro líquido da Aramco subiu 22,7% em relação ao primeiro trimestre, evidenciando “um mercado forte”, disse a empresa com sede na Arábia Saudita em comunicado. O lucro líquido no primeiro semestre atingiu 87,91 mil milhões de dólares, face aos 47,18 mil milhões registados no mesmo período de 2021.

A Aramco pagou dividendo de 18,8 mil milhões de dólares no segundo trimestre do ano e pagará o mesmo valor no terceiro trimestre.