//Plano de Recuperação. Portugal vai demorar uma década a curar-se dos danos da covid-19

Plano de Recuperação. Portugal vai demorar uma década a curar-se dos danos da covid-19

A economia portuguesa pode demorar cerca de uma década a recuperar por completo dos danos provocados pela pandemia covid-19, mesmo com a ajuda do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mostrou o primeiro-ministro, António Costa, na apresentação do documento, ontem entregue à Comissão Europeia (CE).

A versão preliminar do PRR confirma todos os grandes números avançados, também por Costa, há menos de um mês.

O Plano de Recuperação e Resiliência é a espinha dorsal do Plano de Recuperação Europeu dirigido a Portugal.

Entre 2021 e 2026, o governo conta com 12,9 mil milhões de euros em subvenções (verbas europeias a fundo perdido, que não aumentam diretamente a dívida), tendo a opção de ir buscar mais 15,7 mil milhões em empréstimos baratos.

O valor a fundo perdido aumenta depois até aos 15,3 mil milhões porque a intenção do governo é ir buscar dinheiro (subvenções) a outros programas. É o caso dos 1,8 mil milhões de euros que vêm do React EU, a iniciativa que “visa mobilizar o investimento e antecipar o apoio financeiro para a recuperação pós-covid-19”.

Em cima disto, o governo também está a contar com 445 milhões de euros que pode ir buscar ao programa de Desenvolvimento Rural e ao Fundo de Transição Justa.